Terra sol,da serra ,do sertão e dos prazeres de Maria

Terra sol,da serra ,do sertão e dos prazeres de Maria
Caucaia 252 anos de História!

domingo, 27 de maio de 2012

Hotelaria de Caucaia!


     Características gerais da atividade hoteleira em Caucaia



Os aspectos básicos do nosso município com relevância para a Hotelaria envolvem a cultura local com sua religiosidade e gastronomia, assim como a economia de base agrária e de serviços e a exuberância  natural de nossas  praias e lagoas, serras e sertões.    
A cidade recebe o nome oficial de Caucaia possui temperatura média- 28º e clima- quente.

A população  com cerca de 350.000,00 mil/ habitantes  está distribuída em uma Área- 1.227,895 km². Com tanta terra  seus seis  distritos são : Caucaia (sede), Bom Princípio, Catuana, Guararu, Jurema, Mirambé, Sítios Novos e Tucunduba

 Os municípios limítrofes  com Caucaia são: Fortaleza, Maracanaú, Pentecoste, Maranguape e  São Gonçalo do Amarante.E ao norte  é banhado pelo Oceano Atlântico.

Contando com 15 hotéis ,01  resort e mais de 40 pousadas e com capacidade hoteleira de 3.451 leitos e 1.216 UH’s. A hotelaria está voltada para o turismo de praia.

Quase toda nossa rede hoteleira situa-se a beira mar nas praias de Icaraí e Cumbuco, com poucos empreendimentos nas praias de Iparana, Pacheco e nas Lagoas do Banana e Barra do Cauípe.

- Hotéis:

Hotel  Ecológico SESC Iparana

Hotel Eco Paradise
DAKD SERVIÇOS HOTELEIROS
Iparana Paradise Hotel Club
HOTEL ARUTAM
Hotel Planalto
HOTEL POUSADA PAIAGUAS PRAIA
Hotel Pousada Icaraí
HOTEL POUSADA PRAIA DANÇA DO SOL
HOTEL DURO BEACH
HOTEL SUNSET BEACH
HOTEL KARIRI BEACH
LC SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM
HOTEL GOLFINHO
VG BRASIL ATIVIDADES HOTELEIRAS
HOTEL POUSADA ICARAÍ
Hotel Pousada Lagoa do Banana
HOTEL ITACA
VILA GALÉ CUMBUCO

- Pousadas:

Kasarão Residence
Pousada Solagoa
Pousada Brasita
Pousada Sudtirol
Pousada Dona Rosa
Pousada Tropical Wind
Pousada Wind Town
Pousada Vela Azul do Cumbuco
Pousada Maracujá
Pousada Salerno
Pousada Guesthouse
Pousada Pouso da Praia

 Fonte: Dados da SETUR



Prodetur forma profissionais do turismo cearense

Cerca de quatro mil alunos do Programa de Qualificação Profissional e Empresarial para o Turismo (Prodetur II) receberam os certificados da conclusão da primeira etapa do Projeto, no Centro de Convenções de Fortaleza. Participaram do evento o Ministro do Turismo, Pedro Novais; o governador do Ceará, Cid Gomes; o secretário de estado de Turismo, Bismark Maia; o vice-presidente da Fecomércio/CE; Ranieri Leitão, e a diretora regional do Senac/CE, Ana Cláudia Martins, entre outras autoridades.
O Prodetur/NE II começou a ser executado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Turismo do Estado, em 2010, com o objetivo de elevar o nível de profissionalização das pessoas diretas e indiretamente envolvidas com o setor. Por meio de parceria com o Senac/CE, Ministério do Turismo, BID, Banco do Nordeste e Sebrae/CE, serão investidos R$ 9,5 milhões no programa, que deve atender, ao todo, 10,9 mil profissionais e empresários do trade.

Desde 2010 o PRODETUR/NE II vem sendo executado pelo governo do estado através da Setur – Secretaria de Turismo. O Objetivo é elevar o nível de profissionalização das pessoas que de forma direta ou indireta estão envolvidas no setor.

Desse total de capacitações, o Senac/CE ficará responsável por formar 8.500 profissionais, como, garçons, cozinheiros, camareiras, recepcionistas, agentes de turismo e motoristas de veículos. Os alunos aprenderão em ambientes pedagógicos de ponta, cozinhas e laboratórios distribuídos na Unidade Senac Idiomas, no Centro Tecnológico de Turismo (Aquiraz) e no Hotel-escola Senac Guaramiranga. Nos locais que não possuem atendimento fixo, a Instituição disponibilizará unidades móveis que vão até os destinos turísticos, levando educação profissional.
Além das capacitações, o Senac oferecerá aos alunos do programa o Banco de Oportunidades, que funciona como uma ponte entre trabalhador e mercado de trabalho.

De acordo com a diretora de Educação Profissional do Senac/CE, Mazza Maciel, a Instituição tem uma longa trajetória na formação de profissionais para a cadeia produtiva do turismo: “Nos sentimos muito à vontade no papel de promover a qualificação dos profissionais para o segmento e muito gratificados de fazer parte da rede de parceiros que viabiliza o Prodetur”.
Para Isaac Coimbra, consultor técnico de Turismo do Senac/CE, a atividade do turismo tem apresentado bom crescimento no estado: “Com este programa, teremos a chance de nos tornar um destino mais competitivo e dar um salto na qualidade para atender a necessidade do turista”.

Acesse o site do Senac Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário